sexta-feira, 31 de maio de 2013

Entrega do exercicio da Cadeira em 3D Studio Max e melhoria em Autocad

31.Maio.2013

Nesta mensagem ficam então entregues os exercícios finais da disciplina:
E assim cá ficam os exercícios finais

Aula 12 - Aplicação de efeitos de movimentos

17.Maio.2013

Nesta aula, e pegando novamente num exercício já executado, recuperámos o exercício de construção do sistema solar para o executarmos novamente.

Usando os movimentos de camara e de translação de sólidos, inventámos então um novo percurso para o movimento da Terra em redor do Sol e da Lua em redor da Terra.

Terminámos a aula com o uso do novo comando de acção "motion" para explodirmos com um cubo e com uma esfera.

Aula 11 - Exercício de efeitos aplicados em texto

10.Maio.2013

Nesta aula, executaríamos um exercício novamente em 3DS Max. Este consistiria então numa vertente mais virada para a aprendizagem de uso de texto no programa.

Deveríamos então criar o nosso nome em 3D no programa para posteriormente usarmos os efeitos de animação de modo a que o nome próprio começasse já na animação de desvanecesse para o apelido.

 
Demos então por concluída a aula.

Aula 10 - Projecçao de imagens em planos e distorção de formas

3.Maio.2013

Nesta aula, importámos então uma porta já feita na aula anterior. O propósito fora então a execução de um exercício que consistia na aprendizagem de métodos de projeção de imagens em objectos.

Para começar, mexemos novamente no editor de materiais para meter a nossa assinatura na porta. Esta ficaria então como se fosse uma assinatura/grafiti na porta.

Em seguida aprendemos também a mexer na projecção de imagens em elementos planos através da luz, tal como se se tratasse de um projector.

Demos por concluída a aula com um pequeno exercício de distorção de um cubo desenhado também em 3DS Max.

Aula 8 - Colocação da Cadeira em 3D Studio Max

19.Abril.2013

Nesta aula, continuamos a trabalhar com o novo programa 3DS Max, procedendo desta vez à colocação de materiais no objecto importado, o qual desta vez, fora a cadeira executada em AutoCad.

O exercício passava então pela colocação de uma assinatura na nossa cadeira através do Material Editor do 3DS Max.

Seguidamente terminámos a aula.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aula 7 - Entrega do exercicio da cadeira

12.Abril.2013

Nesta aula,demos os retoques finais no exercício da cadeira para entregar até ao fim do dia.

O exercício entregue encontra-se postado neste blog.

Aula 6 - Execução da cadeira em AutoCad

29.Março.2013

Nesta aula, começámos a trabalhar num novo programa que seria também o programa que iriamos usar para a realização do trabalho final - 3D Studio Max.

A partir do uso do templo já criado em AutoCad treinamos então alguns factores relativos ao posicionamento de camâras e de iluminação do espaço em redor do objecto, bem como o trabalho em formato de vídeo. Para isso importámos então esse ficheiro, adequando as suas dimensões ao do tipo de trabalho em 3DS Max.

Em seguida, foi também aula de apoio à execução da cadeira em AutoCad e foi o final dessa mesma aula.

Aula 5 - Realização de um exercicio AutoCad usando a tridimensionalidade

22.Março.2013

Nesta aula, foi-nos sugerida a realização de um exercício mais complexo de execução de um objecto tridimensional.

O objecto, um pequeno templo/oráculo, era composto por duas bases quadrangulares/paralelipipedas, quatro pilares de suporte da cobertura, que era um prisma. No fim, eram então realizadas cortinas no mesmo. Tudo isto usando o programa até agora estudado, o AutoCad. Esta construção permitiu-nos ter uma pequena noção do que será a construção tridimensional em AutoCad.

No final do exercício foi-nos pedido que fizéssemos um render ao elemento.

 
Fizemos também um pequeno "quadro" tridimensional com objectos tridimensionais. Cada um dos objectos fazia com que fossemos obrigados a usar novos comandos, como o "loft" ou o "polyline", o que resultou numa nova abordagem a mais comandos de tridimensionalidade.
 
 
Demos então por concluída a aula.

Aula 4 - Criação de malhas no programa AutoCad

15.Março.2013

Nesta aula recuperámos as formas geométricas já criadas na aula anterior - elipse, parábola, hipérbole, circulo - e a partir destas, formámos objectos tridimensionais.
Através do uso de comandos como o "revsurf", estabelecíamos um eixo central na figura geométrica e criávamos a mesma em 3D.
 
 
De seguida, concretizámos um exercício que consistia na construção de um elemento tridimensional denominado "donut". Fizemos uso do comando já referido anteriormente - "revsurf" - para a execução do mesmo a partir de um eixo e de uma circunferência.
 
 
Seguidamente construímos também uma malha mais direita de modo a podermos usar o comando "rulesurf", que criaria malhas rectilíneas entre duas rectas, em vez de ter que ser numa superfície fechada. Procedemos então ao uso desse comando e, noutro exemplo, à criação da malha manualmente, ou seja, recta-a-recta.
 
Por fim, executámos um exercício, que consistia na concretização de um sólido em malha chamado "corno de vaca". Para este exercício, experimentámos os dois comandos referidos anteriormente - "revsurf" e "rulesurf".

 
Demos por concluída a aula.

domingo, 19 de maio de 2013

Aula 3 - Uso de novos comandos AutoCad para criação de 3D

8.Março.2013
 
Para começar esta terceira aula de modelação tridimensional, o professor sugeriu a continuação da produção de sólidos geométricos já iniciados na aula passada. No entanto desta vez, avançaríamos com novos sólidos mais complexos e que exigissem novos conhecimentos sobre os comandos AutoCad, como por exemplo "array", "mirror", "align", "loft" e "revsurf".
Começando pelo octaedro, o professor sugeriu que fosse usado o mesmo processo base que usámos para a criação dos anteriores sólidos, ou seja, planificação do mesmo e depois, através da mudança do UCS rotação das faces. Neste caso, foi também usado os comandos array e mirror.

 
Seguidamente, avançámos para o dodecaedro, o qual tendo uma base pentagonal, exigia mais concentração. A metodologia seria exactamente a mesma, e o resultado final consistiria em juntar as duas metades como apresentado abaixo na figura:
 
 
 
Seguidamente executámos um icosaedro, usando exactamente os mesmos processos, mas recorrendo no fim ao comando align para juntar todas as partes do mesmo.
 
De seguida, o professor passou à introdução das secções em sólidos no AutoCad, começando por nos pedir que construíssemos um cone no programa. Após construirmos o cone em questão e, usando o comando mirror, copiámos esse mesmo sólido e invertemo-lo de modo a criar uma espécie de ampulheta, a qual iriamos então seccionar.
Destas secções resultariam então um círculo, uma elipse, uma parábola e uma hipérbole.
 
 
Por fim, concluímos a aula fazendo um donut, a partir da circunferência já realizada neste conjunto de secções e usando o comando revsurf.
 
 
Demos então por concluída a aula.
 
 
 

sábado, 18 de maio de 2013

Aula 2 - Continuação da construção de sólidos platónicos

1.Março.2013

Nesta nossa segunda aula, prosseguimos com a criação de sólidos tridimensionais usando o programa AutoCad, seguindo também o mesmo esquema de criação que na aula anterior - planificação e depois rotação das faces para tridimensionalidade - através, desta vez, do uso de círculos para definir o vértice do sólido, uma vez que se trataria de um tetraedro.
Começámos então pela produção dos diversos triângulos da planificação do sólido para a base do mesmo, que posteriormente rodámos segundo o circulo criado desde o ponto médio dos lados do triangulo base até ao vértice de cada triangulo. Usando a mudança de UCS manual, procedemos então à rotação das faces, do qual resultou então o tetraedro.

 
Seguidamente, voltámos a executar o cubo pelo mesmo processo que havia sido usado na aula anterior, ou seja, executámos a planificação e "levantámos" as faces de modo a criar o sólido geométrico.
 
Estes foram então os exercícios desta aula.

Aula 1 - Iniciação à construção de sólidos tridimensionais

22. Fevereiro.2013

Para começar o semestre nesta cadeira de modelação tridimensional, o professor iniciou a aula introduzindo-nos o conceito de tridimensionalidade.
Iniciámos de imediato um exercício, usando o programa AutoCad, que consistia na criação de um cubo através da sua planificação, que iria posteriormente ser "levantada". Isto seria executado pela planificação do cubo e posteriormente a rotação das suas faces pela mudança do UCS. O resultado seria então o apresentado abaixo.
 
 
Posteriormente, prosseguiríamos com a construção de um dado usando esta mesma base. Esse dado seria construído pelo uso de esferas nas faces do cubo, e a sua marcação haveria de ser feita pelo uso de "xlines" e "offsets", ou seja, paralelas a esta primeira xline.
O acrescento das esferas seria feito pelo uso do comando "subtract" entre as esferas e o cubo, resultando num dado com relevo.
 
Este seria então o exercício que daria por terminada a aula.