8.Março.2013
Para começar esta terceira aula de modelação tridimensional, o professor sugeriu a continuação da produção de sólidos geométricos já iniciados na aula passada. No entanto desta vez, avançaríamos com novos sólidos mais complexos e que exigissem novos conhecimentos sobre os comandos AutoCad, como por exemplo "array", "mirror", "align", "loft" e "revsurf".
Começando pelo octaedro, o professor sugeriu que fosse usado o mesmo processo base que usámos para a criação dos anteriores sólidos, ou seja, planificação do mesmo e depois, através da mudança do UCS rotação das faces. Neste caso, foi também usado os comandos array e mirror.
Seguidamente, avançámos para o dodecaedro, o qual tendo uma base pentagonal, exigia mais concentração. A metodologia seria exactamente a mesma, e o resultado final consistiria em juntar as duas metades como apresentado abaixo na figura:
Seguidamente executámos um icosaedro, usando exactamente os mesmos processos, mas recorrendo no fim ao comando align para juntar todas as partes do mesmo.
De seguida, o professor passou à introdução das secções em sólidos no AutoCad, começando por nos pedir que construíssemos um cone no programa. Após construirmos o cone em questão e, usando o comando mirror, copiámos esse mesmo sólido e invertemo-lo de modo a criar uma espécie de ampulheta, a qual iriamos então seccionar.
Destas secções resultariam então um círculo, uma elipse, uma parábola e uma hipérbole.
Por fim, concluímos a aula fazendo um donut, a partir da circunferência já realizada neste conjunto de secções e usando o comando revsurf.
Demos então por concluída a aula.